Leitura da Bíblia em um ano:
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quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Leitura da Bíblia em um ano - parte 148

2 Crônicas 7

A Dedicação do Templo
1 Assim que Salomão acabou de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios, e a glória do SENHOR
encheu o templo. 2 Os sacerdotes não conseguiam entrar no templo do SENHOR, porque a glória do SENHOR o enchia.
3 Quando todos os israelitas viram o fogo descendo e a glória do SENHOR sobre o templo, ajoelharam-se no pavimento, rosto
em terra, adoraram e deram graças ao SENHOR, dizendo:
“Ele é bom;
o seu amor dura para sempre”.


1 Reis 8

A Dedicação do Templo
62 Então o rei Salomão e todo o Israel ofereceram sacrifícios ao SENHOR; 63 ele ofereceu em sacrifício de comunhãoa ao
SENHOR vinte e dois mil bois e cento e vinte mil ovelhas. Assim o rei e todos os israelitas fizeram a dedicação do templo do
SENHOR.
64 Naquele mesmo dia o rei consagrou a parte central do pátio, que ficava na frente do templo do SENHOR, e ali ofereceu
holocaustosb, ofertas de cereal e a gordura das ofertas de comunhão, pois o altar de bronze diante do SENHOR era pequeno
demais para comportar os holocaustos, as ofertas de cereal e a gordura das ofertas de comunhão.
65 E foi assim que Salomão, com todo o Israel, celebrou a festa naquela data; era uma grande multidão, gente vinda desde
Lebo-Hamate até o ribeiro do Egito. Celebraram-na diante do SENHOR, o nosso Deus, durante sete diasc. 66 No oitavo dia
Salomão mandou o povo para casa. Eles abençoaram o rei e foram embora, jubilosos e de coração alegre por todas as coisas
boas que o SENHOR havia feito por seu servo Davi e por Israel, o seu povo.


2 Crônicas 7

4 Então o rei e todo o Israel ofereceram sacrifícios ao SENHOR. 5 O rei Salomão ofereceu em sacrifício vinte e dois mil
bois e cento e vinte mil ovelhas. Assim o rei e todo o povo fizeram a dedicação do templo de Deus. 6 Os sacerdotes
tomaram seus lugares, bem como os levitas, com os instrumentos musicais do SENHOR feitos pelo rei Davi para louvar o
SENHOR, cantando: “O seu amor dura para sempre”. No outro lado, de frente para os levitas, os sacerdotes tocavam suas
cornetas. Todo o povo estava em pé.
7 Salomão consagrou a parte central do pátio, que ficava na frente do templo do SENHOR, e ali ofereceu holocaustos e a
gordura das ofertas de comunhãoa, pois o altar de bronze que Salomão tinha construído não comportava os holocaustos, as
ofertas de cereal e as porções de gordura.
8 Durante sete dias, Salomão, com todo o Israel, celebrou a festa; era uma grande multidão, gente vinda desde Lebo-
Hamate até o ribeiro do Egito. 9 No oitavo dia realizaram uma assembléia solene. Levaram sete dias para a dedicação do
altar, e a festa se prolongou por mais sete dias. 10 No vigésimo terceiro dia do sétimo mês, o rei mandou o povo para as suas
casas. E todos se foram, jubilosos e de coração alegre pelas coisas boas que o SENHOR havia feito por Davi e Salomão e por
Israel, o seu povo.


Salmo 99

1 O SENHOR reina! As nações tremem!
O seu trono está sobre os querubins!
Abala-se a terra!
2 Grande é o SENHOR em Sião;
ele é exaltado acima de todas as nações!
3 Seja louvado o teu grande e temível nome,
que é santo.
4 Rei poderoso, amigo da justiça! a
Estabeleceste a eqüidade
e fizeste em Jacó o que é direito e justo.
5 Exaltem o SENHOR, o nosso Deus,
prostem-se diante do estrado dos seus pés.
Ele é santo!
6 Moisés e Arão estavam
entre os seus sacerdotes,
Samuel, entre os que invocavam o seu nome;
eles clamavam pelo SENHOR,
e ele lhes respondia.
7 Falava-lhes da coluna de nuvem,
e eles obedeciam aos seus mandamentos
e aos decretos que ele lhes dava.
8 Tu lhes respondeste, SENHOR, nosso Deus;
para eles, tu eras um Deus perdoador,
embora os tenhas castigado
por suas rebeliões.
9 Exaltem o SENHOR, o nosso Deus;
prostrem-se, voltados para o seu santo monte,
porque o SENHOR, o nosso Deus, é santo.


Salmo 100

1 Aclamem SENHOR
todos os habitantes da terra!
2 Prestem culto ao SENHOR com alegria;
entrem na sua presença
com cânticos alegres.
3 Reconheçam que o SENHOR é o nosso Deus.
Ele nos fez e somos dele : b
somos o seu povo,
e rebanho do seu pastoreio.
4 Entrem por suas portas com ações de graças,
e em seus átrios, com louvor;
dêem-lhe graças e bendigam o seu nome.
5 Pois o SENHOR é bom

e o seu amor leal é eterno;
a sua fidelidade permanece
por todas as gerações.



1 Reis 9

O SENHOR Aparece a Salomão
1 Quando Salomão acabou de construir o templo do SENHOR, o palácio real e tudo mais que desejara construir,


2 Crônicas 7

O SENHOR Aparece a Salomão
11 Quando Salomão acabou de construir o templo do SENHOR e o palácio real, executando bem tudo o que pretendia
realizar no templo do SENHOR e em seu próprio palácio,


1 Reis 9

2 o
SENHOR lhe apareceu pela segunda vez, como lhe havia aparecido em Gibeom. 3 O SENHOR lhe disse:
“Ouvi a oração e a súplica que você fez diante de mim; consagrei este templo que você construiu, para que nele habite o
meu nome para sempre. Os meus olhos e o meu coração estarão sempre nele.
4 “E se você andar segundo a minha vontade, com integridade de coração e com retidão, como fez o seu pai Davi, se fizer
tudo o que eu lhe ordeno, obedecendo aos meus decretos e às minhas ordenanças, 5 firmarei para sempre sobre Israel o seu
trono, conforme prometi a Davi, seu pai, quando lhe disse: Nunca lhe faltará descendente para governar Israel.
6 “Mas, se você ou seus filhos se afastarem de mim e não obedecerem aos mandamentos e aos decretos que lhes dei, e
prestarem culto a outros deuses e adorá-los, 7 desarraigarei Israel da terra que lhes dei, e lançarei para longe da minha
presença este templo que consagrei ao meu nome. Israel se tornará então objeto de zombaria entre todos os povos. 8 E,
embora este templo seja agora imponente, todos os que passarem por ele ficarão espantados e perguntarão: ‘Por que o
SENHOR fez uma coisa dessas a esta terra e a este templo?’ 9 E a resposta será: ‘Porque abandonaram o SENHOR, o seu Deus,
que tirou os seus antepassados do Egito, e se apegaram a outros deuses, adorando-os e prestando-lhes culto; por isso o
SENHOR trouxe sobre eles toda esta desgraça’ ”.


2 Crônicas 7

12 o SENHOR lhe apareceu de noite e disse:
“Ouvi sua oração, e escolhi este lugar para mim, como um templo para sacrifícios.
13 “Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país ou sobre o meu
povo enviar uma praga, 14 se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a
minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a
sua terra. 15 De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas
neste lugar. 16 Escolhi e consagrei este templo para que o meu nome esteja nele para sempre. Meus olhos e
meu coração nele sempre estarão.
17 “E se você andar segundo a minha vontade, como fez seu pai Davi, e fizer tudo o que eu lhe ordeno,
obedecendo aos meus decretos e às minhas leis, 18 firmarei o seu trono, conforme a aliança que fiz com
Davi, seu pai, quando eu lhe disse: Você nunca deixará de ter um descendente para governar Israel.
19 “Mas, se vocês se afastarem de mim e abandonarem os decretos e os mandamentos que lhes dei, e
prestarem culto a outros deuses e adorá-los, 20 desarraigarei Israel da minha terra, que lhes dei, e lançarei
para longe da minha presença este templo que consagrei ao meu nome. Farei que ele se torne objeto de
zombaria entre todos os povos. 21 E todos os que passarem por este templo, agora imponente, ficarão
espantados e perguntarão: ‘Por que o SENHOR fez uma coisa dessas a esta terra e a este templo?’ 22 E a
resposta será: ‘Porque abandonaram o SENHOR, o Deus dos seus antepassados, que os tirou do Egito, e se
apegaram a outros deuses, adorando-os e prestando-lhes culto; por isso ele trouxe sobre eles toda esta
desgraça’ ”.


1 Reis 9

Outros Feitos de Salomão
10 Depois de vinte anos, durante os quais construiu estes dois edifícios, o templo do SENHOR e o palácio real, 11 o rei
Salomão deu vinte cidades da Galiléia a Hirão, rei de Tiro, pois Hirão lhe havia fornecido toda a madeira de cedro e de
pinho e o ouro de que ele precisou. 12 Mas, quando este veio de Tiro para ver as cidades que Salomão lhe dera, não gostou.
13 “Que cidades são essas que tu me deste, meu irmão?”, ele perguntou. E as chamou terra de Cabuld, nome que elas têm até
hoje. 14 Hirão tinha enviado ao rei quatro mil e duzentos quilose de ouro!


2 Crônicas 8

Outros Feitos de Salomão
1 Depois de vinte anos, durante os quais Salomão construiu o templo do SENHOR e o seu próprio palácio, 2 ele reconstruiu
as cidades que Hirão lhe tinha dado, e nelas estabeleceu israelitas. 3 Depois atacou Hamate-Zobá e a conquistou.


1 Reis 9

24 Somente depois que a filha do faraó mudou-se da Cidade de Davi para o palácio que Salomão havia construído para
ela, foi que ele construiu o Milo.


2 Crônicas 8

11 Salomão levou a filha do faraó da Cidade de Davi para o palácio que ele havia construído para ela, pois dissera:
“Minha mulher não deve morar no palácio de Davi, rei de Israel, pois os lugares onde entrou a arca do SENHOR são
sagrados”.


Cantares 1

1 Cântico dos Cânticos de Salomão.
A Amadaa
2 Ah, se ele me beijasse,
se a sua boca me cobrisse de beijos ...
Sim, as suas carícias são mais agradáveis
que o vinho.
3 A fragrância dos seus perfumes é suave;
o seu nome é como perfume derramado.
Não é à toa que as jovens o amam!
4 Leve-me com você! Vamos depressa!
Leve-me o rei para os seus aposentos!
Amigas (Mulheres de Jerusalém)
Estamos alegres e felizes por sua causa;
celebraremos o seu amor
mais do que o vinho.
A Amada
Com toda a razão você é amado!
5 Estou escura, mas sou bela,
ó mulheres de Jerusalém;
escura como as tendas de Quedar,
bela como as cortinas de Salomão.
6 Não fiquem me olhando assim
porque estou escura;
foi o sol que me queimou a pele.
Os filhos de minha mãe
zangaram-se comigo
e fizeram-me tomar conta das vinhas;
da minha própria vinha, porém,
não pude cuidar.
7 Conte-me, você, a quem amo,
onde faz pastar o seu rebanho
e onde faz as suas ovelhas
descansarem ao meio-dia?
Se eu não o souber,
serei como uma mulher coberta com véu
junto aos rebanhos dos seus amigos.
O Amado
8 Se você, a mais linda das mulheres,
se você não o sabe,
siga a trilha das ovelhas
e faça as suas cabritas pastarem
junto às tendas dos pastores.
9 Comparo você, minha querida,
a uma égua das carruagens do faraó.

10 Como são belas as suas faces
entre os brincos,
e o seu pescoço com os colares de jóias!
Amigas (Mulheres de Jerusalém)
11 Faremos para você brincos de ouro
com incrustações de prata.
A Amada
12 Enquanto o rei estava em seus aposentos,
o meu nardo espalhou sua fragrância.
13 O meu amado é para mim
como uma pequenina bolsa de mirra
que passa a noite entre os meus seios.
14 O meu amado é para mim
um ramalhete de flores de henaa
das vinhas de En-Gedi.
O Amado
15 Como você é linda, minha querida!
Ah, como é linda!
Seus olhos são pombas.
A Amada
16 Como você é belo, meu amado!
Ah, como é encantador!
Verdejante é o nosso leito.
17 De cedro são as vigas da nossa casa,
e de cipreste os caibros do nosso telhado.

6 comentários:

  1. 2 CRÔNICAS 7:8-10 - Por que Salomão não fez jejum, como a lei determinava?
    PROBLEMA: O texto de Levítico 16:30 estabelece que deveria ser mantido um jejum no que diz
    respeito à celebração do Dia da Expiação. Entretanto, Salomão não observou essa regra, descrita em
    2 Crônicas 7:8-10 (cf. também 1 Rs 8:65-66).
    SOLUÇÃO: Em primeiro lugar, não se pode depreender dos textos que Salomão tenha deixado de
    cumprir o jejum determinado no livro de Levítico. O texto declara que Salomão celebrou durante
    "catorze" dias (1 Rs 8:65). É bem possível que no Dia da Expiação, o décimo dia do sétimo mês, ele
    tenha mantido jejum.
    Além disso, para sermos precisos, o livro de Levítico não usa a palavra "jejum". Ele diz
    simplesmente que as pessoas deveriam afligir a sua alma (Lv 16:29). Isso poderia significar
    conduzir a celebração com apropriada solenidade, não sendo o caso de não se comer nada. A
    passagem proíbe o trabalho (v. 29), mas realmente nada diz quanto a jejum, embora seja este o
    sentido tradicionalmente dado àquela frase na história dos judeus.
    Finalmente, mesmo que se pudesse demonstrar que Salomão não tenha comprido a Lei
    corretamente, isso provaria apenas que ele teria cometido um erro por não cumprir o jejum. Isso não
    mostraria que a Bíblia errou, mas estaria registrando o que Salomão fez na verdade.

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  2. 2 CRÔNICAS 7:12ss- Deus habita num determinado templo?
    PROBLEMA: Deus disse a Salomão: "Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa
    do sacrifício" (v. 12). Disse também: "para que nela esteja o meu nome perpetuamente" (v. 16).
    Contudo, o próprio Salomão na dedicação d o templo orou reconhecendo que Deus não poderia
    habitar no templo "Eís que os céus, e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta
    casa que eu edifiquei" (1Rs 8:27).
    Outros textos de igual forma afirmam que Deus "não habita em santuários feitos por mãos
    humanas" (At 17:24; cf. Is 66:1).
    SOLUÇÃO: Deve-se observar, antes de mais nada, que na verdade Deus não prometeu a Salomão
    que "habitaria" naquele templo. Ele disse apenas tê-lo escolhido como uma "casa de sacrifício" (2
    Cr 7:12), onde o seu "nome" estaria perpetuamente (v. 16).
    Além disso, quando a Bíblia fala que Deus está em alguma coisa, isso não quer dizer que a
    sua natureza infinita possa ser contida (1 Rs 8:27) por tal coisa, mas simplesmente que ele se faz
    presente ali de uma maneira especial, para abençoar ou para manifestar-se ao seu povo. Geralmente
    isso era expresso na forma de uma teofania (Is 6:1), ou como uma nuvem de glória (Êx 40:34). Mas
    de forma alguma o Deus transcendente das Escrituras pode ser compreendido pelas paredes de
    qualquer edifício construído pelo homem (cf. Is 40:21-22).

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  3. CÂNTICO DOS CÂNTICOS 1:1 - Como um livro tão sensual assim entrou na Bíblia?
    PROBLEMA 1: A Bíblia condena a concupiscência da carne e a sensualidade (Rm 6:6; Gl 5:16-
    21; 1 Jo 2:16). Contudo este cântico de amor está cheio de expressões sensuais e propostas sexuais
    (cf. 1:2; 2:5; 3:1; 4:5).
    SOLUÇÃO 1: A Bíblia não condena o sexo, apenas o sexo pervertido. Deus criou o sexo (Gn 1:27)
    e ordenou que fosse desfrutado dentro dos limites do casamento monogâmico e sob o
    relacionamento do amor. As Escrituras declaram: "Alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça
    de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com
    as suas carícias" (Pv 5:18-19).
    Depois de advertir àqueles que proíbem o casamento (1 Tm 4:3), o apóstolo declara que
    "tudo que Deus criou é bom" (v. 4), e prossegue falando do Deus "que tudo nos proporciona
    ricamente para nosso aprazimento" (6:17). O livro de Hebreus destaca que "digno de honra entre
    todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e
    adúlteros" (Hb 13:4).
    Deus tem consciência de que as pessoas normais têm desejos sexuais, mas ele acrescenta:
    "mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio
    marido" (1 Co 7:2). Assim, o sexo em si não é pecado, assim como os desejos sexuais também não
    o são. Deus os criou com a pretensão de que fossem desfrutados dentro dos laços de amor de um
    casamento monogâmico. O Cântico dos Cânticos de Salomão é um exemplo de como o amor
    sensual deve expressar-se no casamento, dado com a autoridade divina.

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  4. PROBLEMA 2: Alguns questionam se este livro deveria estar na Bíblia, declarando que alguns
    rabinos o rejeitaram. Ele sempre fez parte das Escrituras judaicas?
    SOLUÇÃO 2: Desde os tempos mais antigos este livro faz parte do cânon judaico. Séculos depois
    de ter sido aceito no cânon das Escrituras, a escola de Shammai (no século I a.D.) levantou dúvidas
    quanto à sua inspiração, mas a posição do Rabi Akiba ben Joseph (cerca de 50-132 a.D.)
    prevaleceu, quando declarou: "Deus nos livre! - Ninguém em Israel jamais contestou o Cântico dos
    Cânticos... pois todas as eras não valem o dia em que o Cântico dos Cânticos foi dado a Israel; pois
    todos os escritos são santos, mas o Cântico dos Cânticos é o mais Santo dos Santos" (veja Geisler e
    Nix, A General Introduction to the Bible [Uma Introdução Geral à Bíblia], Moody Press, 1986, p.
    259).

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  5. PROBLEMA 3: Muitos eruditos da atualidade propõem que este livro de Salomão seja
    simplesmente uma coleção de poemas de amor que foram agrupados com base na semelhança de
    seus temas. Entretanto, este livro é aceito como tendo sido escrito totalmente por Salomão. Como
    pode ser um livro escrito por Salomão, se na realidade ele foi uma livre coletânea de poemas?
    SOLUÇÃO 3: Na verdade, o Cântico dos Cânticos não é uma livre coletânea de poemas de amor.
    A estrutura do livro demonstra que se trata de uma única expressão poética do relacionamento entre
    Salomão e sua esposa sulamita. A estrutura do Cântico dos Cânticos revela-se por meio da repetição
    de certas frases-chaves:
    FRASES DE ABERTURA FRASES DE FECHAMENTO
    2:8 "Esta é a voz do meu amado; ei-lo aí, que já
    vem..." (SBTB)
    2:7 "Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém...”
    3:6 “Que é isso que sobe...” 3:5 “Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém...”
    6:10 “Quem é esta...” 6:9 “Viram-nas as filhas...” (SBTB)
    8:5 “Quem é esta que sobe...” 8:4 “Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém...”
    A estrutura deste livro pode ser ilustrada pelo seguinte esquema:
    I. A mútua compaixão dos que se amam 1:2-2:7 A
    II. Eventos anteriores ao casamento 2:8-3:5 B
    III. Detalhes do casamento 3:6-6:9 C
    IV. Eventos posteriores ao casamento 6:10-8:4 D
    V. A mútua satisfação dos que se amam 8:5-8:14 E
    A repetição de "A's" e de "B's" é um padrão que com freqüência era empregado pelos poetas
    hebreus como um meio de estruturação do seu trabalho. Essa estrutura não apenas indica a unidade
    do livro, mas fornece-nos a evidência de que foi um só autor que reuniu todas as partes do texto
    dessa maneira, de forma a contar uma história verdadeira e comunicar uma mensagem. Esse relato
    literal do amor de Salomão para com sua esposa ensina a santidade do amor humano no
    relacionamento matrimonial (cf. Hb 13:4).

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  6. CÂNTICO DOS CÂNTICOS 1:2 - Por que tantas pessoas que dizem interpretar a Bíblia
    literalmente "espiritualizam" o livro de Cântico dos Cânticos?
    PROBLEMA: Os cristãos evangélicos defendem a interpretação literal da Bíblia. Insistem em
    dizer que ela deve ser entendida em seu sentido normal, histórico e gramatical, e não num sentido
    oculto, místico ou alegórico. Tal postura acarretaria, por exemplo, no caso dos Evangelhos, o
    liberalismo, que negaria a realidade histórica da vida, morte e ressurreição de Cristo. Entretanto,
    muitos evangélicos não tomam o Cântico dos Cânticos de forma literal, mas lhe dão um significado
    alegórico ou espiritual. Não há uma contradição nisso?
    SOLUÇÃO: Há basicamente três interpretações do Cântico dos Cânticos: a literal, a alegórica e a
    prefigurativa.
    De acordo com a interpretação literal, trata-se de uma história verdadeira sobre o amor do
    rei Salomão por sua esposa e o amor dela por ele, embora os eruditos não concordem entre si a
    respeito de quem era essa esposa, entre as 700 mulheres que ele teve, além das 300 concubinas (1
    Rs 11:3). Alguns dizem que ela era a "filha do faraó" (1 Rs 11:1); outros sugerem que era uma
    humilde virgem de nome Sulamita. Todos os que assumem esta posição, porém, declaram ser uma
    história real do rei Salomão, sobre o caso de amor que ele teve com uma mulher. Acrescentam
    ainda que o livro tem o propósito de exaltar a beleza, a pureza e a santidade do matrimônio.
    Aqueles que optam pela interpretação alegórica do livro esquivam-se das partes da história
    com descrições mais sensuais. Preferem ver um sentido mais profundo, tal como o amor de Yahveh
    pelo seu povo Israel (cf. Oséias) ou, numa amplitude maior, o amor de Deus por seu povo em geral.
    Muitos cristãos preferem uma interpretação prefigurativa deste Cântico, vendo o como uma
    prefiguração ou um tipo de Cristo e o seu amor pela igreja (cf.Ef 5:28-32). Esta posição é também
    contrária a tomar-se a história literalmente, insistindo, porém, que há um sentido espiritual mais
    profundo.
    Qualquer que seja a aplicação que esta história de amor possa ter a respeito do
    relacionamento de Deus com o seu povo, ou do amor de Cristo pela sua igreja, a interpretação
    literal parece ser a melhor devido a duas razões básicas: Primeiro: é inconsistente alegorizar esta
    história e ter uma posição firme quanto a considerar os Evangelhos e outras partes das Escrituras de
    forma literal. Segundo: o entendimento literal não contradiz nenhum outro ensino das Escrituras;
    pelo contrário, os demais ensinos são complementados dessa forma.
    Deus instituiu o casamento (Gn 2:23-24). Deus criou o sexo e o deu aos seres humanos para
    desfrutá-lo dentro dos limites do matrimônio (Gn 1:27; Pv 5:17-19). Paulo declarou que o sexo deve
    ser exercido apenas no casamento monogâmico (1 Co 7:1-5). Timóteo foi informado de que o sexo
    dentro do casamento não deveria ser proibido (1 Tm 4:1-4), e que Deus "tudo nos proporciona
    ricamente para nosso aprazimento" (1 Tm 6:17). O Cântico dos Cânticos de Salomão é um belo
    exemplo de um romance entre duas pessoas que verdadeiramente existiram, o qual exalta a visão
    bíblica do sexo e do casamento.
    Como o casamento, de acordo com Paulo, é uma figura do amor de Cristo por sua noiva, a
    Igreja, não há razão por que não possamos considerar esta história real de amor como uma
    ilustração do amor de Deus. Entretanto, dizer que a história não é literalmente verdadeira, ou que
    ela é um tipo de previsão do amor de Cristo pela Igreja, isso vai além do que o texto está dizendo.

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