Provérbios 15
26 O SENHOR detesta
os pensamentos dos maus,
mas se agrada de palavras ditas sem maldade.
27 O avarento põe sua família em apuros,
mas quem repudia o suborno viverá.
28 O justo pensa bem antes de responder,
mas a boca dos ímpios jorra o mal.
29 O SENHOR está longe dos ímpios,
mas ouve a oração dos justos.
30 Um olhar animador
dá alegria ao coração,
e as boas notícias revigoram os ossos.
31 Quem ouve a repreensão construtiva
terá lugar permanente entre os sábios.
32 Quem recusa a disciplina
faz pouco caso de si mesmo,
mas quem ouve a repreensão
obtém entendimento.
33 O temor do SENHOR ensina a sabedoria,a
e a humildade antecede a honra.
Provérbios 16
1 Ao homem pertencem
os planos do coração,
mas do SENHOR vem a resposta da língua.
2 Todos os caminhos do homem
lhe parecem puros,
mas o SENHOR avalia o espírito.
3 Consagre ao SENHOR
tudo o que você faz,
e os seus planos serão bem-sucedidos.
4 O SENHOR faz tudo com um propósito;
até os ímpios para o dia do castigo.
5 O SENHOR detesta
os orgulhosos de coração.
Sem dúvida serão punidos.
6 Com amor e fidelidade
se faz expiação pelo pecado;
com o temor do SENHOR
o homem evita o mal.
7 Quando os caminhos de um homem
são agradáveis ao SENHOR,
ele faz que até os seus inimigos
vivam em paz com ele.
8 É melhor ter pouco com retidão
do que muito com injustiça.
9 Em seu coração
o homem planeja o seu caminho,
mas o SENHOR determina
os seus passos.
10 Os lábios do rei
falam com grande autoridade;
sua boca não deve trair a justiça.
11 Balanças e pesos honestos
vêm do SENHOR;
todos os pesos da bolsa são feitos por ele.
12 Os reis detestam a prática da maldade,
porquanto o trono se firma pela justiça.
13 O rei se agrada dos lábios honestos,
e dá valor ao homem que fala a verdade.
14 A ira do rei é um mensageiro da morte,
mas o homem sábio a acalmará.
15 Alegria no rosto do rei é sinal de vida;
seu favor é como
nuvem de chuva na primavera.
16 É melhor obter sabedoria do que ouro!
É melhor obter entendimento do que prata!
17 A vereda do justo evita o mal;
quem guarda o seu caminho
preserva a sua vida.
18 O orgulho vem antes da destruição;
o espírito altivo, antes da queda.
19 Melhor é ter espírito humilde
entre os oprimidos
do que partilhar despojos
com os orgulhosos.
20 Quem examina cada questão
com cuidado prospera,a
e feliz é aquele que confia no SENHOR.
21 O sábio de coração
é considerado prudente;
quem fala com equilíbrio
promove a instruçãob.
22 O entendimento é fonte de vida
para aqueles que o têm,
mas a insensatez traz castigo
aos insensatos.
23 O coração do sábio ensina a sua boca,
e os seus lábios promovem a instrução.
24 As palavras agradáveis
são como um favo de mel,
são doces para a alma
e trazem cura para os ossos.
25 Há caminho que parece reto ao homem,
mas no final conduz à morte.
26 O apetite do trabalhador
o obriga a trabalhar;
a sua fome o impulsiona.
27 O homem sem caráter maquina o mal;
suas palavras são um fogo devorador.
28 O homem perverso provoca dissensão,
e o que espalha boatos afasta bons amigos.
29 O violento recruta o seu próximo
e o leva por um caminho ruim.
30 Quem pisca os olhos planeja o mal;
quem franze os lábios já o vai praticar.
31 O cabelo grisalho
é uma coroa de esplendor,
e se obtém mediante uma vida justa.
32 Melhor é o homem paciente
do que o guerreiro,
mais vale controlar o seu espírito
do que conquistar uma cidade.
33 A sorte é lançada no colo,
mas a decisão vem do SENHOR.
Provérbios 17
1 Melhor é um pedaço de pão seco
com paz e tranqüilidade
do que uma casa onde há banquetesa,
e muitas brigas.
2 O servo sábio dominará sobre
o filho de conduta vergonhosa,
e participará da herança
como um dos irmãos.
3 O crisol é para a prata
e o forno é para o ouro,
mas o SENHOR prova o coração.
4 O ímpio dá atenção aos lábios maus;
o mentiroso dá ouvidos
à língua destruidora.
5 Quem zomba dos pobres
mostra desprezo pelo Criador deles;
quem se alegra com a desgraça
não ficará sem castigo.
6 Os filhos dos filhos
são uma coroa para os idosos,
e os pais são o orgulho dos seus filhos.
7 Os lábios arrogantesa
não ficam bem ao insensato;
muito menos os lábios mentirosos
ao governante!
8 O suborno é um recurso fascinante
para aquele que o oferece;
aonde quer que vá, ele tem sucesso.
9 Aquele que cobre uma ofensa
promove amor,
mas quem a lança em rosto
separa bons amigos.
10 A repreensão faz marca mais profunda
no homem de entendimento
do que cem açoites no tolo.
11 O homem mau só pende para a rebeldia;
por isso um oficial impiedoso
será enviado contra ele.
12 Melhor é encontrar uma ursa
da qual roubaram os filhotes
do que um tolo em sua insensatez.
13 Quem retribui o bem com o mal,
jamais deixará de ter mal no seu lar.
14 Começar uma discussão
é como abrir brecha num dique;
por isso resolva a questão
antes que surja a contenda.
15 Absolver o ímpio e condenar o justo
são coisas que o SENHOR odeia.
16 De que serve o dinheiro na mão do tolo,
já que ele não quer obter sabedoria?
17 O amigo ama em todos os momentos;
é um irmão na adversidade.
18 O homem sem juízo
com um aperto de mãos se compromete
e se torna fiador do seu próximo.
19 Quem ama a discussão ama o pecado;
quem constrói portas altasb
está procurando a sua ruína.
20 O homem de coração perverso
não prospera,
e o de língua enganosa cai na desgraça.
21 O filho tolo só dá tristeza,
e nenhuma alegria tem o pai do insensato.
22 O coração bem disposto
é remédio eficiente,
mas o espírito oprimido resseca os ossos.
23 O ímpio aceita às escondidas o suborno
para desviar o curso da justiça.
24 O homem de discernimento
mantém a sabedoria em vista,
mas os olhos do tolo vagueiam
até os confins da terra.
25 O filho tolo é a tristeza do seu pai
e a amargura daquela que o deu à luz.
26 Não é bom castigar o inocente,
nem açoitar quem merece ser honrado.
27 Quem tem conhecimento
é comedido no falar,
e quem tem entendimento
é de espírito sereno.
28 Até o insensato passará por sábio,
se ficar quieto,
e, se contiver a língua,
parecerá que tem discernimento.
Provérbios 18
1 Quem se isola
busca interesses egoístas
e se rebela contra a sensatez.
2 O tolo não tem prazer no entendimento,
mas sim em expor os seus pensamentos.
3 Com a impiedade vem o desprezo,
e com a desonra vem a vergonha.
4 As palavras do homem
são águas profundas,
mas a fonte da sabedoria
é um ribeiro que transborda.
5 Não é bom favorecer os ímpios
para privar da justiça o justo.
6 As palavras do tolo provocam briga,
e a sua conversa atrai açoites.
7 A conversa do tolo é a sua desgraça,
e seus lábios são uma armadilha
para a sua alma.
8 As palavras do caluniador
são como petiscos deliciosos;
descem até o íntimo do homem.
9 Quem relaxa em seu trabalho
é irmão do que o destrói.
10 O nome do SENHOR é uma torre forte;
os justos correm para ela e estão seguros.
11 A riqueza dos ricos
é a sua cidade fortificada,
eles a imaginam como um muro
que é impossível escalar.
12 Antes da sua queda
o coração do homem se envaidece,
mas a humildade antecede a honra.
13 Quem responde antes de ouvir
comete insensatez e passa vergonha.
14 O espírito do homem
o sustenta na doença,
mas o espírito deprimido,
quem o levantará?
15 O coração do que tem discernimento
adquire conhecimento;
os ouvidos dos sábios
saem à sua procura.
16 O presente abre o caminho
para aquele que o entrega
e o conduz à presença dos grandes.
PROVÉRBIOS 16:4-Deus fez pessoas destinadas à destruição?
ResponderExcluirPROBLEMA: Por um lado, a Bíblia fala que os seres humanos têm livre escolha (Mt 23:37; 2 Pe
3:9) e são responsáveis pelo seu próprio destino (Ez 18:20; Jo 3:36). Por outro lado, Salomão
declara: "O Senhor fez... até o perverso, para o dia da calamidade". Com efeito, Paulo fala de alguns
que são "vasos de ira" (Rm 9:22). Como justificar que Deus tenha feito pessoas com o propósito de
destruí-las?
SOLUÇÃO: Deus não cria pessoas com o propósito de destruí-las. Deus ama "o mundo"(Jo 3:16) e
Cristo morreu pelo "mundo inteiro" (1 Jo 2:2). Com efeito, o sangue de Cristo "comprou" até
mesmo os que o negam (2 Pe 2:1), pois Deus não quer "que nenhum pereça" (2 Pe 3:9). Há um
inferno, mas ele não foi preparado para os homens. Jesus disse que ele foi "preparado para o diabo e
seus anjos" (Mt 25:41).
Como então explicar o fato de que Deus fez o perverso para o dia da calamidade? A palavra
"fez"(asah) tem muitos significados no hebraico. Ela pode significar "determinar" ou "instituir" ou
até mesmo "administrar". Deus tem o soberano controle sobre todo o universo. Mesmo quando os
homens pretendem que alguma coisa seja para o mal, Deus pode torná-la para o bem (Gn 50:20).
Neste sentido, "até a ira humana há de louvar-te" (Sl 76:10), pois "sabemos que Deus age em todas
as coisas para o bem daqueles que o amam" (Rm 8:28, NVI).
Assim, até mesmo "o dia da calamidade" é "para" Deus, no sentido de que ele está no
controle e tudo, por fim, será para a sua glória, pois a glória de Deus é magnificada no céu, e a sua
justiça é manifestada no inferno.
Com certeza, é da vontade explícita de Deus que ninguém entre em juízo, mas na sua
soberania Ele determinou ("fez") que até mesmo o juízo sobre o pecado o magnifique. Não
obstante, Deus "deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da
verdade" (1 Tm 2:4). Até mesmo os "vasos de ira" foram apenas "preparados para a perdição" (Rm
9:22) porque eles recusaram-se a se arrepender, já que Deus pacientemente "foi longânimo" para
com eles, esperando que chegassem "ao arrependimento" (cf. 2 Pe 3:9).
Em resumo, a vontade explícita de Deus é que todos sejam salvos. Sua vontade permissiva é
que alguns se percam (aqueles que se recusam a arrepender-se). E a vontade providencial de Deus é
que ele por fim fará com que tudo seja bom, até mesmo os males. Neste sentido, todas as coisas são
feitas (isto é, determinadas) para o Senhor.