Leitura da Bíblia em um ano:
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sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Leitura da Bíblia em um ano - parte 111

1 Samuel 23
1 Quando disseram a Davi que os filisteus estavam atacando a cidade de Queila e saqueando as eiras,

1 Samuel 22

20 Entretanto, Abiatar, filho de Aimeleque e neto de Aitube, escapou e fugiu para juntar-se a Davi, 21 e lhe contou que
Saul havia matado os sacerdotes do SENHOR. 22 Então Davi disse a Abiatar: “Naquele dia, quando o edomita Doegue estava
ali, eu sabia que ele não deixaria de levar a informação a Saul. Sou responsável pela morte de toda a família de seu pai.
23 Fique comigo, não tenha medo; o homem que está atrás de sua vida também está atrás da minha. Mas você estará a salvo
comigo”.


1 Samuel 23

6 Ora, Abiatar, filho de Aimeleque, tinha levado
o colete sacerdotal quando fugiu para se juntar a Davi, em Queila.


Salmo 52

1 Por que você se vangloria do mal
e de ultrajar a Deus continuamente?a,
ó homem poderoso!
2 Sua língua trama destruição;
é como navalha afiada, cheia de engano.
3 Você prefere o mal ao bem,
a falsidade, em lugar da verdade.
Pausa
4 Você ama toda palavra maldosa,
ó língua mentirosa!
5 Saiba que Deus o arruinará para sempre:
ele o agarrará e o arrancará da sua tenda;
ele o desarraigará da terra dos vivos.
Pausa
6 Os justos verão isso e temerão;
rirão dele, dizendo:
7 “Veja só o homem

que rejeitou a Deus como refúgio;
confiou em sua grande riqueza
e buscou refúgio em sua maldade!”
8 Mas eu sou como uma oliveira
que floresce na casa de Deus;
confio no amor de Deus
para todo o sempre.
9 Para sempre te louvarei pelo que fizeste;
na presença dos teus fiéis
proclamarei o teu nome,
porque tu és bom.



Salmo 109

1 Ó Deus, a quem louvo, não fiques indiferente,
2 pois homens ímpios e falsos
dizem calúnias contra mim,
e falam mentiras a meu respeito.
3 Eles me cercaram com palavras
carregadas de ódio;
atacaram-me sem motivo.
4 Em troca da minha amizade eles me acusam,
mas eu permaneço em oração.
5 Retribuem-me o bem com o mal,
e a minha amizade com ódio.
6 Designe-seb um ímpioc para ser seu oponente;
à sua direita esteja um acusadord.
7 Seja declarado culpado no julgamento,
e que até a sua oração seja considerada pecado.
8 Seja a sua vida curta,
e outro ocupe o seu lugar.
9 Fiquem órfãos os seus filhos
e a sua esposa, viúva.
10 Vivam os seus filhos vagando como mendigos,
e saiam rebuscando o pão
longe dee suas casas em ruínas.
11 Que um credor se aposse
de todos os seus bens,
e estranhos saqueiem o fruto do seu trabalho.
12 Que ninguém o trate com bondade
nem tenha misericórdia dos seus filhos órfãos.

13 Sejam exterminados os seus descendentes
e desapareçam os seus nomes
na geração seguinte.
14 Que o SENHOR se lembre
da iniqüidade dos seus antepassados,
e não se apague o pecado de sua mãe.
15 Estejam os seus pecados sempre
perante o SENHOR,
e na terra ninguém jamais se lembre
da sua família.
16 Pois ele jamais pensou em praticar
um ato de bondade,
mas perseguiu até a morte o pobre,
o necessitado e o de coração partido.
17 Ele gostava de amaldiçoar:
venha sobre ele a maldição!
Não tinha prazer em abençoar:
afaste-se dele a bênção!
18 Ele vestia a maldição como uma roupa:
entre ela em seu corpo como água
e em seus ossos como óleo.
19 Envolva-o como um manto
e aperte-o sempre como um cinto.
20 Assim retribua o SENHOR
aos meus acusadores,
aos que me caluniam.
21 Mas tu, Soberano SENHOR,
intervém em meu favor, por causa do teu nome.
Livra-me, pois é sublime o teu amor leal!
22 Sou pobre e necessitado
e, no íntimo, o meu coração está abatido.
23 Vou definhando como a sombra vespertina;
para longe sou lançado, como um gafanhoto.
24 De tanto jejuar os meus joelhos fraquejam
e o meu corpo definha de magreza.
25 Sou objeto de zombaria
para os meus acusadores;
logo que me vêem, meneiam a cabeça.
26 Socorro, SENHOR, meu Deus!
Salva-me pelo teu amor leal!
27 Que eles reconheçam que foi a tua mão,
que foste tu, SENHOR, que o fizeste.
28 Eles podem amaldiçoar,
tu, porém, me abençoas.
Quando atacarem, serão humilhados,
mas o teu servo se alegrará.
29 Sejam os meus acusadores
vestidos de desonra;
que a vergonha os cubra como um manto.
30 Em alta voz, darei muitas graças ao SENHOR;
no meio da assembléia eu o louvarei,
31 pois ele se põe ao lado do pobre
para salvá-lo daqueles que o condenam.



Salmo 140

1 Livra-me, SENHOR, dos maus;
2 que no coração tramam planos perversos
e estão sempre provocando guerra.
3 Afiam a língua como a da serpente;
veneno de víbora está em seus lábios.
Pausa
4 Protege-me, SENHOR, das mãos dos ímpios;
protege-me dos violentos,
que pretendem fazer-me tropeçar.
5 Homens arrogantes prepararam
perversos estenderam as suas redes;
no meu caminho armaram ciladas contra mim.
Pausa
6 Eu declaro ao SENHOR: Tu és o meu Deus.
Ouve, SENHOR, a minha súplica!
7 Ó Soberano SENHOR, m
SENHOR!
tu me proteges a cabeça no dia da batalha;
8 não atendas os desejos dos ím
Não permitas que os planos deles
tenham sucesso,
para que não se orgulhem.
Pausa
9 Recaia sobre a cabeça dos que me cercam
a maldade que os seus lábios proferiram.
10 Caiam brasas sobre eles,
e sejam lançados ao fogo,
em covas das quais jamais possam sair.

11 Que os difamadores
não se estabeleçam na terra,
e a desgraça persiga os violentos até a morte.
se volte para o mal,
12 Sei que o SENHOR defenderá
a causa do necessitado
e fará justiça aos pobres.
13 Com certeza os justos darão graças
ao teu nome,
e os homens íntegros viverão na tua presença.



1 Samuel 23

7 Foi dito a Saul que Davi tinha ido a Queila, e ele disse: “Deus o entregou nas minhas mãos, pois Davi se aprisionou ao
entrar numa cidade com portas e trancas”. 8 E Saul convocou todo o seu exército para a batalha, para irem a Queila e
cercarem Davi e os homens que o seguiam.
9 Quando Davi soube que Saul tramava atacá-lo, disse a Abiatar: “Traga o colete sacerdotal”. 10 Então orou: “Ó SENHOR,
Deus de Israel, este teu servo ouviu claramente que Saul planeja vir a Queila e destruir a cidade por minha causa. 11 Será
que os cidadãos de Queila me entregarão a ele? Saul virá de fato, conforme teu servo ouviu? Ó SENHOR, Deus de Israel,
responde-me”.
E o SENHOR lhe disse: “Ele virá”.
12 E Davi, novamente, perguntou: “Será que os cidadãos de Queila entregarão a mim e a meus soldados a Saul?”
E o SENHOR respondeu: “Entregarão”.
13 Então Davi e seus soldados, que eram cerca de seiscentos, partiram de Queila, e ficaram andando sem direção definida.
Quando informaram a Saul que Davi tinha fugido de Queila, ele interrompeu a marcha.


Salmo 31

1 Em ti, SENHOR, me refugio;
nunca permitas que eu seja humilhado;
livra-me pela tua justiça.
2 Inclina os teus ouvidos para mim,
vem livrar-me depressa!
Sê minha rocha de refúgio,
uma fortaleza poderosa para me salvar.
3 Sim, tu és a minha rocha e a minha fortaleza;
por amor do teu nome, conduze-me e guia-me.
4 Tira-me da armadilha que me prepararam,
pois tu és o meu refúgio.
5 Nas tuas mãos entrego o meu espírito;
resgata-me, SENHOR, Deus da verdade.
6 Odeio aqueles que se apegam a ídolos inúteis;
eu, porém, confio no SENHOR.
7 Exultarei com grande alegria por teu amor,
pois viste a minha aflição
e conheceste a angústia da minha alma.
8 Não me entregaste
nas mãos dos meus inimigos;
deste-me segurança e liberdade.a
9 Misericórdia, SENHOR! Estou em desespero!
A tristeza me consome
a vista, o vigor e o apetiteb.

Um comentário:

  1. SALMO 109:lss - Como um Deus de amor, tal como revelado no NT, pode ser conciliado com
    o Deus vingativo deste salmo cheio de maldições?
    PROBLEMA: Este salmo, assim como muitos outros no AT (por exemplo, os salmos 35 e 69),
    pronuncia maldições sobre os inimigos de alguém. Por isso ele e também os demais dessa linha são
    chamados de salmos imprecatorios (com maldições). Davi diz: "Fiquem órfãos os seus filhos, e
    viúva, a sua esposa" (109:9). Em contraste, Jesus disse: "amai os vossos inimigos e orai pelos que
    vos perseguem" (Mt 5:44). Como o Deus de vingança do AT pode ser o mesmo Deus de amor do
    NT ( 1 João 4:16)?
    SOLUÇÃO: Para entender esses salmos imprecatórios, que contêm maldições, alguns importantes
    fatores precisam ser considerados.
    Primeiro, o juízo que é pedido baseia-se na justiça divina e não no ódio humano. Davi disse
    com clareza a respeito de seus inimigos neste salmo: "Pagaram me o bem com o mal; o amor, com
    ódio" (v. 5). Ao mesmo tempo em que Davi de fato orava pelo castigo (maldição) sobre seus
    inimigos, não obstante ele os amava e os entregou à justiça de Deus pela devida recompensa que os
    atos maus por eles praticados lhes acarretaram.
    Quando Davi poupou a vida de Saul, deu uma prova prática de que a vingança não era a
    motivação que estava por trás deste salmo. Apesar do fato de Saul ter perseguido Davi para tirar-lhe
    a vida, este perdoou a Saul e até mesmo poupou a sua vida (cf. 1 Sm 24; 26).
    Segundo, o juízo nestes salmos é expresso nos termos da cultura daqueles dias. Como a
    condição de órfão ou de viuvez era considerada uma tragédia, a maldição é expressa segundo essas
    categorias de fácil entendimento na época.
    Terceiro, como a cultura hebraica não fazia uma clara distinção entre o pecador e o seu
    pecado, o juízo é expresso em termos pessoais muito mais do que de forma abstrata. Além disso,
    como a família hebraica era algo solidário, a família toda era salva (cf. Noé, Gn 7-8) ou era objeto
    de um juízo para todos os seus membros (cf. Acã, Js 7:24).
    Quarto, o fenômeno da imprecação não ocorre apenas no AT. Jesus recomendou que seus
    discípulos amaldiçoassem as cidades que não recebessem o Evangelho (Mt 10:14). O próprio Jesus
    lançou juízo sobre Betsaida e sobre Cafarnaum, segundo Mateus 11:21-24. Paulo declarou anátema
    todo aquele que não amasse o Senhor (1 Co 16:22). E até mesmo os santos no céu clamaram a Deus
    por vingança sobre aqueles que martirizaram crentes (Ap 6:9-10).
    Quinto, as imprecações não são um fenômeno primitivo ou apenas do AT. A aplicação da
    justiça sobre o mal pertence a Deus, assim como a bênção sobre o que é reto. Essas duas coisas são
    verdadeiramente de Deus, tanto no AT como no NT. De fato, Deus é mencionado como tendo a
    característica do amor com maior freqüência no AT do que no NT.
    Sexto, pelo fato de que no AT a ênfase recaía sobre recompensas terrenas ligadas à família, à
    prosperidade e à terra, também as maldições eram expressas nesses termos. Como a revelação do
    NT expressa-se mais em termos de destino eterno, havia menos necessidade de formular as
    imprecações nesses termos terrenos.
    Mesmo nessas imprecações do AT pode-se perceber uma antevisão de Cristo. Deus confiou
    todo juízo ao Filho (Jo 5:22). Dessa forma, os que esperam por justiça não o fazem apenas por seu
    justo reino, mas esperam pacientemente pelo Senhor, que rapidamente virá para exercê-lo com
    justiça (Ap 22:12).

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