RESUMO DA PALAVRA DO DISCIPULADO – QUINTA 12/05
Estudo do Livro de Romanos
Cap. 1:1-17
Falamos sobre a vida de Paulo antes e depois da sua conversão. Paulo inicia sua apresentação no livro como servo de Jesus, chamado para ser apóstolo e separado. Como um cidadão, profundo conhecedor das escrituras, religioso ao extremo, fariseu e temente a Deus, muda tão radicalmente sua teologia e sua fundamentação doutrinária? UM ENCONTRO COM JESUS!!!!! Deixa de ser senhor da razão para ser servo. Deixa de ser perseguidor da igreja para ser um semeador de igrejas. Torna-se alguém separado e santificado para fazer a obra de Deus.
Para ser um discípulo – encontro genuíno com Cristo, mudança de atitude.
Dupla Natureza de Cristo
100% HOMEM – Nascido de mulher, sentiu fome e sede, sentimentos como alegria e tristeza, sentiu dor, esteve sujeito às mesmas escolhas que qualquer ser humano tem, mas decidiu não pecar ou desobedecer a Deus. Mt. 4; Lc. 2:21-22
100% DEUS – Foi gerado pelo Espírito Santo, era onisciente (Mt. 9:4), fez várias vezes menções acerca de que Ele e o Pai eram uma única pessoa (Jo 1:1; 12:44-45).
Lições – Adão foi gerado de forma sobrenatural, pelo Espirito soprado em suas narinas. Ele escolheu conscientemente o pecado e por causa de sua escolha, todos os seres humanos já nascem em pecado. Por intermédio de Jesus, que não nasceu de semente corruptível (ou seja, do modo natural entre homem e mulher), mas que também foi gerado de forma sobrenatural (pelo Espírito), e escolheu conscientemente não pecar, temos a reconciliação plena com o Criador. Se por um homem entrou o pecado no mundo, por um homem também fomos resgatados para a comunhão plena com Deus.
VV 8 – a grande característica do povo de Deus e o que nos diferencia dos demais é a nossa fé em Deus. Os cristãos romanos eram destacados da sociedade por causa da fé que eles professavam. Precisamos resgatar isso para os nossos dias para vivermos coisas extraordinárias. A fé é o pilar, a coluna do nosso relacionamento com Deus. “Sem fé é impossível agradar a Deus... os que se aproximam dEle creiam que Ele existe e que é o nosso galardoador.”Hb.11:6
VV.9 – O verdadeiro líder ora pelos seus discípulos. Se nós como líderes, não orarmos pelos nossos liderados, todo nosso trabalho será em vão. A igreja em Roma e em outras localidades só cresceu porque Paulo e os demais discípulos entenderam a importância da oração e da intercessão. Você quer crescimento?? Ore pelos seus liderados!!!!
VV.11-13 – Por que é importante estar junto, congregar, estarmos na igreja?
a) Compartilhar dons – cada pessoa possui dons e talentos diferentes e que servem para edificação mútua, como curas, profecia, misericórdia, palavra de sabedoria. A palavra-chave é edificação mútua
b) Consolar uns aos outros – eram tempos difíceis aqueles e cada um precisava do outro para se fortalecer. Nós precisamos uns dos outros para conforto, uma palavra amiga, compartilhar testemunhos, orar uns pelos outros.
c) Gerar frutos – no discipulado de Paulo ele também cobrava resultados. Nós temos uma missão. Não estamos aqui de brincadeira. Fazemos parte de um reino e temos obrigações a cumprir. Você escolheu o serviço e a obra de Deus? Então temos que apresentar frutos da nossa escolha e cobrar também frutos dos nossos liderados. Precisamos ser organizados para alcançarmos a excelência.
VV.14 – o encontro com Cristo gerou em Paulo uma profunda transformação. O fariseu era uma pessoa que se achava melhor que os demais. Ele desprezava aquelas pessoas que não compartilhavam a mesma fé e que não se encaixavam no modelo religioso estabelecido. A mudança principal foi o amor gerado no coração de Paulo pelas pessoas. Como um fariseu poderia declarar que era devedor (estava em dívida, tinha obrigação de fazer algo) de bárbaros (povos sem religião e sem educação), gregos (gentios e idólatras), sábios (que já tinham conhecimento) e ignorantes (que desconheciam a verdade revelada)? Só mesmo uma mudança provocada pela presença do Espírito Santo faria isso.
VV.15 – O versículo que resume toda essa transformação ocorrida na vida e na história de Paulo. O evangelho de Cristo o transformou profundamente, alterando seus valores e sua teologia. A mensagem da cruz e do amor de Cristo se tornou o cerne na vida de Paulo, gerando um amor pelos perdidos e adicionando um ingrediente que nos torna conhecidos e mais que vencedores: A FÉ!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário