JÓ 1:6 - Como Satanás poderia apresentar-se diante de Deus, se ele tinha sido expulso do céu?
PROBLEMA: Jó 1:6 declara que num dia os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, e que "veio também Satanás entre eles". Entretanto, isto implica que Satanás tinha acesso ao trono de Deus, contrariamente ao que se declara, ou seja, que ele tinha sido expulso da presença de Deus no céu (Ap 12:7-12).
SOLUÇÃO: Satanás tinha sido oficialmente expulso do céu, contudo, na verdade, ele ainda continuava tendo acesso à presença de Deus. Em várias partes das Escrituras encontramos que Satanás tem acesso à presença de Deus com o fim de acusar os santos. Em Zacarias 3:1 temos a visão de Josué diante do Anjo do Senhor e com Satanás à sua direita para acusá-lo. Apocalipse 12:10 identifica Satanás como o acusador dos irmãos: "...o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus". Aparentemente, como "o príncipe da potestade do ar" (Ef 2:2), Satanás tem tido a oportunidade de comparecer perante Deus com o propósito de acusar de pecado os filhos de Deus. E é isso o que ele fez contra Jó, tanto em Jó 1:6 como em 2:1.
JÓ 1:6 - Quem são os filhos de Deus mencionados neste versículo?
PROBLEMA: Satanás aparece na história de Jó, diante do trono de Deus, junto com um grupo identificado como "os filhos de Deus". Quem são esses "filhos de Deus"?
SOLUÇÃO: São anjos. Muitas outras passagens na Bíblia referem-se aos anjos como "filhos de Deus", entre as quais Jó 2:1 e Jó 38:7(cf. Sl 29:1 e 89:6, em que o hebraico emprega a expressão "filhos de Deus"). Os anjos são os "filhos" de Deus no sentido de que eles foram criados por Deus. (Veja também os comentários de Gênesis 6:2ss.)
JÓ 1:20-21 - Este versículo não estaria ensinando a reencarnação?
PROBLEMA: A Bíblia fala contra a crença na reencarnação (Hb 9:27). Mas Jó fala de uma pessoa voltando de novo depois de sua morte.
SOLUÇÃO: Jó não está se referindo à volta da alma a um outro corpo para uma nova vida, mas à volta do corpo ao túmulo. Deus disse a Adão que ele tornaria à terra: "porque tu és pó e ao pó tornarás" (Gn 3:19). E a palavra hebraica para "ventre" (beten) é usada figuradamente na expressão poética de Jó com relação à "terra". As idéias de "terra" e "ventre" são empregadas no Salmo 139, quando o salmista diz: "tu me teceste no seio de minha mãe" (v.13) e "no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra" (v. 15).
Tal como no antigo livro hebraico da sabedoria (no apócrifo Eclesiástico 40:1), Jó acreditava que os homens trabalham "desde o dia em que saíram do ventre materno, até o dia em que voltarem para a mãe comum [isto é, o ventre da terra]" (BJ). Dessa forma, Jó empregou a expressão poética "nu voltarei" [i.e., para o ventre de minha mãe] referindo-se à terra da qual todos nós proviemos e para a qual todos voltaremos (cf. Ec 12:7).
Além disso, mesmo que se insistisse num entendimento literal dessa figura de linguagem, isso não provaria o ensinamento da reencarnação. Apenas mostraria que uma pessoa voltaria ao ventre de sua mãe depois de sua morte, o que é um absurdo!
Finalmente, Jó não acreditava na reencarnação num outro corpo mortal; ele acreditava na ressurreição e num corpo imortal. Ele declarou: "Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus" (Jó 19:25-26). Ele tinha a compreensão de que esta carne corruptível na ressurreição se transformaria numa carne incorruptível (cf. 1 Co 15:42-44). Mas a reencarnação, contrariamente, não acredita que seremos ressuscitados uma vez só num corpo físico imortal; ela é a crença de que a alma é reencarnada muitas vezes em corpos mortais. Assim, não há base alguma para se afirmar que Jó acreditava em reencarnação.
JÓ 5:13 - Por que Paulo cita estas palavras de Elifaz, se este foi repreendido por Deus pelo que falou, segundo Jó 42:7?
PROBLEMA: Elifaz era um dos amigos de Jó, que veio para consolá-lo em sua tribulação. Em Jó 5:13, este seu amigo faz as seguintes observações, que são citadas por Paulo em 1 Coríntios 3:19: "Ele [Deus] apanha os sábios na própria astúcia deles". Entretanto, em Jó 42:7, Deus repreende Elifaz e seus amigos, dizendo: "não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó". Como pôde Paulo citar Elifaz, já que Deus o repreendera por não dizer as coisas certas?
SOLUÇÃO: Embora Deus tenha repreendido Elifaz pela sua visão geral de Deus, isso não significa que tudo o que Elifaz tenha dito foi incorreto. Houve muitas coisas em particular que Jó disse mas que não eram corretas; entretanto, a visão de Deus de seu servo Jó estava correta de maneira geral. As vezes, até mesmo o próprio Jó reconheceu serem verdadeiras algumas coisas que Elifaz e seus amigos tinham dito. O problema era que eles não aplicaram corretamente a verdade de que tinham conhecimento, e impropriamente aplicaram-na com relação ao que Deus estava fazendo na vida de Jó.
JÓ 7:9 - Este versículo contradiz o que a Bíblia ensina a respeito dá ressurreição?
PROBLEMA: As Escrituras ensinam que todas as pessoas serão corporalmente ressuscitadas do túmulo (Cf. Dn 12:2; 1 Cor 15:22; Ap 20:4-6).
PROBLEMA: As Escrituras ensinam que todas as pessoas serão corporalmente ressuscitadas do túmulo (Cf. Dn 12:2; 1 Cor 15:22; Ap 20:4-6).
Com efeito, Jesus disse que um dia "todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão" (Jo 5:28-29). Entretanto, Jó parece dizer exatamente o contrário: "aquele que desce à sepultura jamais tornará a subir" (Jó 7:9 cf. também Jó 14:12; Is 26:14; Am 8:14).
SOLUÇÃO: Como as três primeiras passagens acima citadas claramente revelam, haverá uma ressurreição de todos os mortos, tanto do justo como do injusto (At 24:15, cf. Jo 5:28-29). O próprio Jó demonstrou crer na ressurreição, ao declarar: "Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus" (Jó 19:26). O que ele quis dizer quando disse que aquele que desceu ao túmulo não mais dele sairá (7:9) é explicado logo no versículo seguinte: "nunca mais tornará à sua casa" (v. 10). Em outras palavras, aqueles que morrem não voltam à sua vida mortal de novo. Com efeito, a ressurreição é para uma vida imortal (1 Co 15:53), não para a mesma vida mortal que se tinha.
Jó 14:12 não declara que não haverá nenhuma ressurreição, mas que isso não ocorrerá "enquanto existirem os céus", ou seja, até o fim dos tempos (Dn 11:40; cf. 12:1-2; Jo 11:24). De fato, a passagem realmente ensina a ressurreição. Jó apenas disse que ficaria escondido no túmulo esperando até um tempo determinado em que Deus se lembraria dele (14:13), na ressurreição.
De igual forma, a passagem de Isaías (Is 26:14) não nega a ressurreição, mas é confirmada num versículo mais adiante, claramente: "Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão... e a terra dará à luz os seus mortos" (Is 26:19). Obviamente, então, o sentido do versículo 14 é: "mortos não tornarão a viver" até a ressurreição. A memória dos ímpios perecerá no cenário deste mundo. Somente com o surgimento do cenário celestial é que eles de novo se levantarão.
Ainda, alguns textos que parecem negar a ressurreição (por exemplo, Am 8:14), apenas referem-se ao fato de que os inimigos de Deus caem, para não mais se levantarem em oposição. Eles jamais retomarão a sua capacidade de influenciar o povo de Deus, como acontecia antes. Em resumo, Deus derrotou os seus inimigos definitivamente.
JÓ 11:7- Deus pode ser conhecido pelos seres humanos?
PROBLEMA: Jó parece querer dizer que Deus não pode ser conhecido pela razão humana. Paulo também declarou que os juízos de Deus são "insondáveis... e... inescrutáveis, os seus caminhos!" (Rm 11:33). Por outro lado, a Bíblia declara que Deus se revelou a todos os homens (Rm 1:20), de modo que eles são "indesculpáveis" (v. 20). Com efeito, à Bíblia é referida como sendo uma revelação especial de Deus, pela qual podemos conhecê-lo e servi-lo (2 Tm 3:16-17).
SOLUÇÃO: Deus não pode ser conhecido direta e completamente nesta vida: "Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido" (1 Co 13:12). Deus pode ser conhecido "por meio das cousas que foram criadas" (Rm 1:20), mas em si mesmo ele não pode ser conhecido. O seguinte contraste nos dá um resumo dos modos pelos quais Deus pode e não pode ser conhecido:
COMO DEUS NÃO PODE SER CONHECIDO | COMO DEUS PODE SER CONHECIDO |
Ele mesmo (Sua essência) | Por meio da sua criação (Seus efeitos) |
Diretamente | Indiretamente |
Completamente | Parcialmente |
Como espírito | Como encarnado em Cristo |
Embora seja verdade que "Ninguém jamais viu a Deus [em sua essência]..." (Jo 1:18), "...o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou". Assim, Jesus pôde dizer: "Quem me vê a mim vê o Pai" (Jo 14:9).
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