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sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dúvidas leitura dia 33


ÊXODO 1:15 - Como é que apenas duas parteiras puderam atender a tantas mulheres
hebréias?
PROBLEMA: De acordo com Êxodo 12:37 e Números 1-4, o número dos filhos de Israel quando
eles saíram do Egito era de cerca de 2 milhões de pessoas. Isso significa que deveriam ser centenas
de milhares de mulheres. Entretanto, Êxodo 1:15 afirma que Faraó falou com apenas duas parteiras
hebréias, que eram Sifrá e Puá. Como é que apenas duas parteiras poderiam dar conta de um
número tão grande de mulheres?
SOLUÇÃO: Faraó falou apenas com elas duas porque elas eram as líderes das parteiras das
mulheres hebréias. A história registra que a sociedade egípcia era altamente organizada. Havia
indivíduos que atuavam como supervisores em praticamente todas as profissões e ofícios. Uma boa
parte do comércio era regulamentado pelo governo, e os artesãos tinham de se sujeitar ao oficial do
governo de seu distrito. Foi dentro desse tipo de estrutura que os israelitas tiveram de indicar
aquelas duas mulheres para atuarem como superintendentes de um grande número de parteiras
hebréias (cf. Êx 18:24-25). Esse tipo de estrutura organizacional permitiu facilitar a interação com
os oficiais egípcios. Quando Faraó ou um oficial egípcio precisava comunicar alguma nova
disposição a um grupo profissional, isso era feito através de seus superintendentes.
ÊXODO 1:15-21 - Como Deus poderia abençoar as parteiras hebréias, se elas desobedeciam a
autoridade governamental (Faraó), estabelecida por Deus, e a ela mentiam?
PROBLEMA: A Bíblia declara que "não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades
que existem foram por ele instituídas" (Rm 1.3:1). A Escritura diz também: "Os lábios mentirosos
são abomináveis ao Senhor" (Pv 12:22). Mas o Faraó (rei) do Egito tinha dado uma ordem direta às
parteiras hebréias para matarem os meninos hebreus recém-nascidos. "As parteiros, porém, temeram
a Deus, e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito, antes deixaram viver os meninos" (Êx
1:17).
As parteiras não apenas desobedeceram a Faraó como também, quando ele as questionou a
respeito de suas ações, mentiram, dizendo: "É que as mulheres hebréias não são como as egípcias;
são vigorosas, e antes que lhes chegue a parteira já deram à luz os seus filhos" (Êx 1:19). Apesar
disso, Êxodo 1:20 afirma que Deus "fez bem às parteiras... ele lhes constituiu família"(Êx 1:20-21).
Como então Deus pôde abençoar as parteiras por desobediência e mentira?
SOLUÇÃO: Não há dúvida de que as parteiras desobedeceram a Faraó, por não matarem os
meninos hebreus recém-nascidos e por mentirem a Faraó com a história de que sempre chegavam
tarde demais para cumprirem as suas ordens. Não obstante, há uma justificativa moral para o que
elas fizeram. Primeiro, o dilema moral em que as parteiras se achavam era inevitável. Ou elas
obedeceriam à lei maior de Deus, ou obedeceriam à obrigação secundária de se sujeitarem a Faraó.
Em lugar de cometerem um deliberado infanticídio das crianças de seu próprio povo, as parteiras
decidiram desobedecer às ordens de Faraó.
Deus nos ordena que obedeçamos à autoridade governamental, mas ele nos ordena também
que não assassinemos ninguém (Êx 20:13). A salvação de vidas inocentes é uma obrigação maior
do que a obediência ao governo. Quando o governo nos ordena matar vítimas inocentes, não
devemos obedecer. Deus não considerou as parteiras responsáveis, nem assim ele nos tratará
sempre que a questão for não obedecer a uma obrigação menor para atender a uma lei maior (cf. At
4; Ap 13). No caso das parteiras, a lei maior referia-se à preservação da vida dos recém-nascidos.
Segundo, o texto claramente afirma que Deus as abençoou "porque as parteiras temeram a
Deus" (Êx 1:21). E foi o temor que elas tiveram por Deus que as levou a fazer o que quer que fosse
necessário para salvar vidas inocentes. Assim, a falsa desculpa delas a Faraó foi uma parte essencial
do esforço que despenderam para salvar vidas.
Terceiro, a mentira delas é comparável com sua desobediência a Faraó, para salvar a vida de
recém-nascidos inocentes. Este era um caso em que as parteiras tiveram de optar entre mentir ou
serem compelidas a matar bebês inocentes. Aqui também elas decidiram obedecer à lei moral
maior. A obediência aos pais faz parte da lei moral (cf. Ef 6:1). Mas se um pai ou uma mãe dá
ordens ao filho para assassinar uma pessoa ou para adorar um ídolo, ele tem de recusar-se a
obedecer. Jesus enfatizou a necessidade de obedecer à lei moral superior quando disse: "Quem ama
seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim" (Mt 10:37).
ÊXODO 3:22 - Como um Deus todo-amoroso pôde ordenar que os hebreus despojassem os
egípcios de suas riquezas?
PROBLEMA: Êxodo 3:22 afirma: "e despojareis os egípcios". A Bíblia nos apresenta Deus como
sendo todo-amoroso. Entretanto, não parece ser um ato de amor esse o de mandar os hebreus
despojarem os egípcios.
SOLUÇÃO: Primeiro, afirmar que Deus ordenou que eles despojassem os egípcios é não perceber
bem o que o texto diz. Na verdade, Deus ordenou que os hebreus "pedissem" aos egípcios diversos
bens de valor, e ele lhes daria favor aos olhos dos egípcios. Assim, pedindo aos egípcios, eles não
os estavam despojando. Despojar ou saquear, nessa situação, significaria tomar as possessões deles
por meio da força. Mas por terem os hebreus pedido, e os egípcios dado voluntariamente, sem
serem forçados, o efeito seria o mesmo que se estes tivessem sido despojados.
Segundo, o termo usado nesta passagem não é a palavra usual para "despojar", mas indica a
entrega de alguma coisa ou de alguém. Esse termo foi usado aqui em sentido figurado. Foi Deus
que venceu os egípcios, e agora o seu povo é que despojaria o inimigo derrotado. Entretanto, esse
inimigo derrotado se dispôs a entregar o despojo da vitória ao povo hebreu, que se libertava.
Terceiro, mesmo que fosse tomado de forma literal, os presentes dados aos israelitas não
poderiam ser considerados como algo injusto, se for levado em conta que o povo de Israel
permanecera como escravo por vários séculos. Foi uma pequena compensação pelo tempo de
trabalho escravo no Egito.

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