Leitura da Bíblia em um ano:
25/07 26/07 27/07 28/07 29/07 30/07 31/07 01/08 02/08 03/08 04/08 05/08 06/08 07/08 08/08 09/08 10/08 11/08 12/08 13/08 14/08 15/08 16/08 17/08 18/08 19/08 20/08 21/08 22/08 23/08 24/08 25/08 26/08 27/08 28/08 29/08 30/08 31/08 01/09 02/09 03/09 04/09 05/09 06/09 07/09 08/09 09/09 10/09 11/09 12/09 13/09 14/09 15/09 16/09 17/09 18/09 19/09 20/09 21/09 22/09 23/09 24/09 25/09 26/09 27/09 28/09 29/09 30/09 01/10 02/10 03/10 04/10 05/10 06/10 07/10 08/10 09/10 10/10 11/10 12/10 13/10 14/10 15/10 16/10 17/10 18/10 19/10 20/10 21/10 22/10 23/10 24/10 25/10 26/10 27/10 28/10 29/10 30/10 31/10 01/11 02/11 03/11 04/11 05/11 06/11 07/11 08/11 09/11 10/11 11/11 12/11 13/11 14/11 15/11 16/11 17/11 18/11 19/11 20/11 21/11 22/11 23/11 24/11 25/11 26/11 27/11 28/11 29/11 30/11 01/12 02/12 03/12 04/12 05/12 06/12 07/12 08/12 09/12 10/12 11/12 12/12 13/12 14/12 15/12 16/12 17/12 18/12 19/12 20/12 21/12 22/12 23/12 24/12 25/12 26/12 27/12 28/12 29/12 30/12 31/12 01/01 02/01 03/01 04/01 05/01 06/01 07/01 08/01 09/01 10/01 11/01 12/01 13/01 14/01 15/01 16/01 17/01 18/01 19/01 20/01 21/01 22/01 23/01 24/01 25/01 26/01 27/01 28/01 29/01 30/01 31/01 01/02 02/02 03/02 04/02 05/02 06/02 07/02 08/02 09/02 10/02 11/02 12/02 13/02 14/02 15/02 16/02 17/02 18/02 19/02 20/02 21/02 22/02 23/02 24/02 25/02 26/02 27/02 28/02 29/02 01/03 02/03 03/03 04/03 05/03 06/03 07/03 08/03 09/03 10/03 11/03 12/03 13/03 14/03 15/03 16/03 17/03 18/03 19/03 20/03 21/03 22/03 23/03 24/03 25/03 26/03 27/03 28/03 29/03 30/03 31/03 01/04 02/04 03/04 04/04 05/04 06/04 07/04 08/04 09/04 10/04 11/04 12/04 13/04 14/04 15/04 16/04 17/04 18/04 19/04 20/04 21/04 22/04 23/04 24/04 25/04 26/04 27/04 28/04 29/04 30/04 01/05
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Dúvidas leitura dia 14
GÊNESIS 21:32,34 - A Bíblia colocou filisteus erroneamente na Palestina no tempo de
Abraão?
PROBLEMA: A mais antiga alusão aos filisteus por fontes palestinas ou egípcias data do século
XII a.C; contudo estes versículos colocam os filisteus nessa área cerca de 800 anos antes.
SOLUÇÃO: Esta não é a primeira vez que os críticos chegaram a falsas conclusões pela falta de
conhecimento histórico desse período. Sodoma e Gomorra são exemplos de cidades que a Bíblia
menciona e que eram consideradas não-históricas. Quando as tábuas de Ebla foram descobertas, a
acusação de que aquelas cidades eram um mito foi então descartada. Aquelas tábuas continham
referências às duas cidades.
Pode ser apenas uma questão de tempo para que outras evidências semelhantes apareçam
para confirmar o testemunho bíblico com respeito aos filisteus. Até que isso aconteça, podemos
descansar seguros de que o registro bíblico é preciso neste caso, e tendo toda a confiança nas
Escrituras, por causa de sua total exatidão em tudo que menciona. Além disso, o argumento dos
críticos neste caso é o argumento tradicionalmente falacioso, que provém da ignorância.
Simplesmente porque não temos evidências de fontes extrabíblicas quanto à existência dos filisteus
em datas anteriores, não significa que eles não tenham existido. Isso apenas quer dizer que não
dispomos de tais informações.
GÊNESIS 22:2 - Por que Deus pediu a Abraão que sacrificasse seu filho, tendo o próprio Deus
condenado o sacrifício humano em Levítico 18 e 20?
PROBLEMA: Tanto em Levítico 18:21 como em 20:2, Deus especificamente condenou o
sacrifício humano, ao ordenar a Israel: "E da tua descendência não darás nenhum para dedicar-se a
Moloque" (Lv 18:21); e "Qualquer dos filhos de Israel... que der de seus filhos a Moloque, será
morto; o povo da terra o apedrejará" (Lv 20:2). Contudo, em Gênesis 22:2, Deus ordenou a Abraão:
"Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em
holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei". Isso parece estar em total contradição com o
seu mandamento para não oferecer sacrifícios humanos.
SOLUÇÃO: Primeiro, Deus não estava interessado em que Abraão viesse de fato a matar o seu
filho, nem era esse o seu plano. O fato de o anjo do Senhor ter impedido que Abraão matasse Isaque
(22:12) revela isso. O propósito de Deus foi provar a fé de Abraão, com o pedido de que entregasse
completamente aquele seu único filho a Deus. O anjo do Senhor declarou que era a disposição de
Abraão de entregar o seu filho, e não o ato de realmente matá-lo que satisfez as expectativas de
Deus com respeito a Abraão. Deus disse explicitamente: "Não estendas a mão sobre o rapaz... pois
agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho" (Gn 22:12).
Segundo, as proibições tanto em Levítico 18:21 como em 20:2 eram especificamente contra
o oferecimento de um filho ao deus pagão chamado Moloque. Portanto não é uma contradição Deus
ter proibido oferendas de vidas a Moloque e ter solicitado a Abraão que oferecesse o seu filho a si,
ao único e verdadeiro Deus. É claro, oferecer um filho em sacrifício ao Senhor não é o mesmo que
oferecê-lo a Moloque, já que o Senhor não é Moloque. Apenas Deus é soberano sobre toda vida (Dt
32:39; Jó 1:21), e portanto somente ele tem o direito de pedir a vida de alguém. Com efeito, é Deus
que determina o dia da morte de cada um (SI 90:10; Hb 9:27).
Terceiro, Abraão confiou no amor e no poder de Deus de tal maneira que voluntariamente
obedeceu, crendo que o Senhor ressuscitaria Isaque dentre os mortos (Hb 11:17-19). Isto está
implícito no fato de que, embora Abraão pretendesse matar Isaque, ele disse aos seus servos: "eu e o
rapaz [nós] iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós" (Gn 22:5).
Finalizando, não é moralmente errado para Deus pedir que sacrifiquemos um filho a ele.
Deus mesmo ofereceu o seu Filho no Calvário (Jo 3:16). De fato, até mesmo o governo de um país
muitas vezes pede ao povo que sacrifique seus filhos pelo país. Certamente Deus tem um direito
bem maior para requerer isso.
GÊNESIS 22:2 - Como Isaque foi chamado de "único filho" de Abraão, se este já tinha
também Ismael?
PROBLEMA: Abraão recebeu a seguinte instrução em Gênesis 22:2: "Toma teu filho, teu único
filho, Isaque". Entretanto, Abraão tinha tido Ismael muitos anos atrás (Gn 16) e ele tinha ainda
outros "filhos" (Gn 25:6).
SOLUÇÃO: Os outros filhos de Abraão mencionados em Gênesis 25 provavelmente nasceram
mais tarde, pois são mencionados três capítulos depois de Isaque ter sido chamado de "único filho".
Além disso, eram filhos de "concubinas que tinha" (Gn 25:6) e não eram contados como herdeiros
da promessa de Deus. De igual forma, Ismael fora concebido em incredulidade por uma concubina
e não era contado como herdeiro da herança prometida. Ainda, a expressão "único filho" pode ser
equivalente a "filho amado" (cf. Jo 1:18; 3:16), isto é, um filho especial. Deus claramente disse a
Abraão: "por Isaque será chamada a tua descendência" (Gn 21:12).
GÊNESIS 22:12 - Deus não sabia como Abraão iria agir?
PROBLEMA: Deste versículo decorre que Deus não sabia como Abraão iria agir, em resposta à
ordem que lhe deu, já que foi somente depois de Abraão ter obedecido que Deus disse: "agora sei
que temes a Deus". Entretanto, a Bíblia declara em outra parte que "o seu [Deus] entendimento não
se pode medir" (SI 147:5), que ele sabe "o fim desde o princípio" (Is 46:10, SBTB), e que de
antemão nos conheceu e nos predestinou desde a fundação do mundo (Rm 8:29-30).
SOLUÇÃO: Em sua onisciência, Deus sabia exatamente o que Abraão faria, já que ele sabe todas
as coisas (cf. Sl 139:2-4; Jr 17:10, At 1:24; Hb 4:13). Entretanto, o que Deus sabe por cognição e o
que se sabe por demonstração são duas coisas diferentes. Depois de Abraão ter obedecido à ordem
de Deus, ele demonstrou o que o Senhor sempre soube, isto é, que Abraão temia a Deus.
Aqui de novo a Bíblia, destinada como é a seres humanos, fala sob uma perspectiva humana. De
forma semelhante, um professor de matemática pode dizer: "Vejamos se podemos encontrar a raiz
quadrada de 49". E então, depois de fazer a demonstração, declara: "Agora sabemos que é 7", muito
embora ele soubesse desde o início qual seria a resposta.
GÊNESIS 23 - Como os filhos de Hete poderiam estar em Hebrom, em 2050 a.C, sendo que o
seu reino situava-se onde hoje é a moderna Turquia?
PROBLEMA: Hete foi o progenitor dos hititas, cujo reino se localizou onde hoje é a moderna
Turquia. Mas, de acordo com alguma evidência arqueológica, os hititas não se sobressaíram no
Oriente Médio antes do reinado de Mursilis I, que começou a reinar por volta de 1620 a.C. e que
dominou a cidade de Babilônia em 1600 a.C.
Entretanto, em Gênesis 23 várias referências são feitas ao encontro de Abraão com os filhos
de Hete, que controlavam Hebrom no ano de 2050 a.C. aproximadamente. Como então a Bíblia
pode dizer que os hititas controlavam Hebrom, muitos anos antes de eles se tornarem uma força
significativa nessa região?
SOLUÇÃO: Descobertas arqueológicas mais recentes de tábuas cuneiformes descrevem conflitos
em Anatólia (hoje Turquia), entre vários principados hititas de cerca de 1950 a 1850 a.C. Mesmo
antes desse conflito, entretanto, havia uma raça de não-indo-europeus, conhecida como povo de
Hati. Esse povo foi subjugado por invasores indo-europeus por volta de 2300 a 2000 a.C., os quais
adotaram o nome Hati. Nas línguas semíticas, como no hebraico, Hati e Hiti tinham a mesma grafia,
porque somente as consoantes eram escritas,
Nos dias de Ramsés II do Egito, a força militar dos hititas era suficiente para propiciar um
pacto de não-agressão entre o Egito e o império hitita, que estabeleceu limites entre eles. Nesse
tempo, o império hitita ia ao sul até Kadesh junto ao rio Orontes (hoje Asi). Entretanto, outras
evidências demonstraram que os hititas realmente penetraram mais ainda para o sul, até a Síria e a
Palestina. Embora o reino hitita não tenha tido o seu ápice senão na segunda metade do século XIV
a.C, há suficiente base para se admitir a presença hitita em Hebrom no tempo de Abraão,
controlando aquela área.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário